segunda-feira, 6 de abril de 2009
Poesias de Carlos Nejar
Era um anel de terra
emirto, anel contigo.
O que te dei, preserva
como chama, arco iris
um anel de folhas
vagalumes, trigos
O que te dei, é secreto
Elza,para sorrires.
E um anel de tréguas,
entretecendo mitos,
que abrangesem alarde.
A rua,a lua,a tua
mão e os dedos indos
Anel de eternidades
Poema de Purificação
apareceu para clarear o mundo,
Quadrilha
Quadrilha
João amava Teresaque amava Raimundo
que amava Maria
que amava Joaquim
que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para o Estados Unidos,Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre,
Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandesque não tinha entrado na história.
Carlos D. de Andrade
Olhar
Foto de TELPortfolio
APRENDIZADO
Do mesmo modo que te abriste à alegria
abre-te agora ao sofrimento
que é fruto dela
e seu avesso ardente.
Do mesmo modo
que da alegria foste
ao fundo
e te perdeste nela
e te achaste
nessa perda
deixa que a dor se exerça agora
sem mentiras
nem desculpas
e em tua carne vaporize
toda ilusão
que a vida só consome
o que a alimenta.
Ferreira Gullar
In Barulhos
Não passou *-*
Minúsculas eternidades
deglutidas por mínimos relógios
ressoam na mente cavernosa.
Vinicius de Moraes
Nasceu no Rio de Janeiro no dia 19 de Outubro de 1913.Estudou direito no Rio e literatura em Oxford.Desde então interessava-se pela arte do cinema,tendo desenvolvido atividades como crítico e censor cinematográfico.
Lya Luft
Lya Luft começou sua carreira literária em 1980,aos 41 anos,com a publicação do romance As parceiras,seguido por A asa esquerda do anjo 1981,Reunião de familia 1982,Mulher no palco 1984,O quarto fechado 1984,Exílio 1987.Olado fatal 1988,A sentinela 1994,Orio do meio 1996, prêmio da Associação Paulista de Criticos de Artes,Secreta mirada 1997,O ponto cego 1999,Histórias do tempo 2000,Perdas Ganhos 2003,Pensar é transgredir 2004,e no mesmo ano,Histórias de bruxa boa,sua estréia na literatura infantil.Em 2005 publicou o volume de poesia Para não diser adeus.
Formada em letras anglo-germânicas e com mestrados em literatura brasileira e linguistica aplicada,Lya trabalha desdeos 20 anos como tradutora de alemão e inglês e já verteu para o português obras de autores consagrados,como Virginia Woolf,Gunter Grass,Thomas Mann e Doris Lessing,além de ter recebido o prêmio União Latina de melhor traduçâo tecnica e científica em 2001 pela tradução de Lete:Arte e critica do esquecimento de Harald Weinrich.
BIOGRAFIA DE HELENA KOLODY
Helena Kolody passou parte da infância na cidade de Tres Barras onde fez o curso primário. Estudou piano, pintura e aos 12 anos , fez seus primeiros versos.
Seu primeiro poema publicado foi A Lágrima,aos 16 de idade, e a divulgação de seus trabalhos, na época , era através da revista Marinha de Paranaguá. Mas infelizmente morreu no dia 15 de fevereiro de 2004 aos 91 anos.
É a primeira brasileira da família.Passou a infância no cenário catarinense de uma pequena vila.Trabalhou por 23 anos no Instituto da Educação.
by Brasilescola.com
Em 1910,concluiu o curso primário e recebeu das maõs do inspetor de ensino,na época o poeta Olavo Bilac,uma medalha de ouro com seu nome gravado,prêmio pelo esforço desempenhado durante o curso.
Sete anos depois diplomou-se professora primaria e passou a desenvolver intensa atividade como educadora.Em 1922 casou-se com o artista plástico português Fernando Correa Dias,com teve três filhas:Mari Elvira,Maria Matilde e Maria Fernanda,atriz de sucesso.
Além de sua atividade como educadora escreveu muitas poesias.
Cecilia Meirelles faleceu no dia 9 de novembro de 1964,em pleno apogeu de sua atividade literária.Recebeu post mortem o premio Machado de Assis,da Academia Brasileira de Letras,pelo conjunto de sua obra.
Biografia de Paulo Leminski
Paulo Leminski nascido em Curitiba Paraná, em 1944. Mestiço de polaco com negra, sempre viveu no Paraná.
Ex-professor de história e redação em cursos pré-vestibular, foi diretor de criação e redator de publicidade,colaborou no "Folhetim" da folha de S.Paulo, resenhou livros de poesia na Veja.
Poemas e textos publicados em inúmeros órgãos, de Curitiba,S.Paulo,Rio e Bahia. Teve seus primeiros poemas publicados na revista Invenção,em 1964, então portavoz da poesia concreta paulista. Faixa -preta o professor de judo,viveu em Curitiba com a poeta Alice Ruiz com a qual teve 2 filhos.
Biografia De Carlos Drummond De Andrade *-*
Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira do mato dentro -MG 31 de Outrubo de 1902 , de uma família de fazenderos decadência , estudou na cidade de Belo Horizonte e com os jesuítas no colégio Anchieta de nova Friburgo RJ , de onde foi espulso por ´´insubordinação mental``. De novo em Belo Horizonte , começou a carreira de escritor como colaborador do diários de Minas , que Aglutinavam os adepetos locais do incipiente movimento modernista mineiro.
Ante a insistência familiar para que se obitivesse um diploma , formou-se em farmácia na cidade de Ouro Preto em 1925. Fundou com outros escritores A revista , que , apesar da vida preve , foi importante Veiculo de Afirmação do modernismo em Minas.Ingressou no serviço Público e , em 1934tranferiu-se para oRio De Janeiro , onde foi chefe de gabinete de Gustavo Capanema , ministro da Educação , até 1945.Passou depois a trabalhar no serviço Patrimônio Histórico e Artístico nacional e se aposentou em 1962.Desde 1954 colaborou como cronista no correio da Manhã e , a partir do início de 1969 , no Jornal do Brasil.
Vem daí o rigor, que beira a obsessão. O poeta trabalha sobretudo com o tempo, em sua cintilação cotidiana e subjetiva, no que destila do corrosivo. Em Sentimento do mundo (1940), em José (1942) e sobretudo em A rosa do povo (1945), Drummond lançou-se ao encontro da história contemporânea e da experiência coletiva, participando, solidarizando-se social e politicamente, descobrindo na luta a explicitação de sua mais íntima apreensão para com a vida como um todo. A surpreendente sucessão de obras-primas, nesses livros, indica a plena maturidade do poeta, mantida sempre.
Em mão contrária traduziu os seguintes autores estrangeiros: Balzac (Les Paysans, 1845; Os camponeses), Choderlos de Laclos (Les Liaisons dangereuses, 1782; As relações perigosas), Marcel Proust (La Fugitive, 1925; A fugitiva), García Lorca (Doña Rosita, la soltera o el lenguaje de las flores, 1935; Dona Rosita, a solteira), François Mauriac (Thérèse Desqueyroux, 1927; Uma gota de veneno) e Molière (Les Fourberies de Scapin, 1677; Artimanhas de Scapino).
José Guilherme de Araújo Jorge
Nasceu em 20 de maio de 1914,na vila de Tarauacá,estado do Acre. Filho de Salvador Augusto de Araújo Jorge e Zilda Tinoco de Araújo Jorge. Descendente,pelo lado paterno de tradicional família alagoana,os Araújo Jorge.Sobrinho do embaixador Artur Guimarães de Araújo Jorge,(autor de inúmeras obras sobre filosofia,história e diplomacia),sobrinho neto de Adriano de Araújo Jorge,médico,escritor,grande orador,que foi presidente perpétuo da Academia Amazonense de letras,e do professor Afrânio de Araújo Jorge,fundador do Ginásio Alagoana, de Maceió. Descendente pelo lado materno do Tinocos Caldas e dos Gonçalves de Campos,Macaé,e São Fidelís, estado do Rio. Passou sua infância no Acre ,em Rio Branco,onde fez curso primário no Grupo Escolar,7 de Setembro.No Rio,realizou o curso secundário nos colégios Aglo-Americano e Pedro II colaborou desde menino na imprensa estudantes.Foi fundador e presidente da Academia de Letras do internato Pedro II, no velho Casarão de São Cristovão.